Em um movimento que destaca seu compromisso com a cultura baiana, Gilberto Gil trocou a grandiosidade das arenas pelo aconchego de um palco histórico, na noite desta segunda-feira (22).
Apenas dois dias após lotar a Casa de Apostas Arena Fonte Nova com a turnê “Tempo Rei”, o cantor realizou um show intimista no Teatro Gamboa, no centro de Salvador, em prol da campanha “Fica Gamboa”.
O evento, restrito a uma plateia de convidados em um espaço com capacidade para apenas 60 pessoas, teve um clima familiar e emocionante.
— Midia Only (@midiaonly) December 23, 2025
No palco, Gilberto Gil falou sobre a importância do Teatro Gamboa para a cena cultural baiana, destacando seu poder enquanto espaço que lança novos artistas.
“Muitos serviços prestados à vida cultural baiana, à cultura da Bahia. Uma entidade pequena, de tamanho limitado, têm sempre dificuldades maiores do que as grandes. Esses têm um papel extraordinário de resistência e de criatividade, e também oferecem oportunidades, são inventivos, oferecem oportunidades aos novos grupos de teatro, aos novos cantores, aos novos compositores. Então, o Teatro Gamboa agradece por esse envolvimento, por essa mobilização”, pontuou ele.
— Midia Only (@midiaonly) December 23, 2025
A abertura da noite ficou por conta da nova geração: Flor e Bento Gil, netos do artista, subiram ao palco para aquecer o público, preparando o terreno para o avô.
A apresentação teve um propósito nobre e urgente: arrecadar fundos para a aquisição do imóvel onde o teatro funciona há 51 anos. O prédio foi recentemente colocado à venda e, embora a Associação Teatro Gamboa, formada por artistas e produtores, tenha prioridade na compra, é preciso levantar recursos para efetivar o negócio.
A meta da campanha é arrecadar R$ 500 mil, valor que será destinado à compra e às reformas necessárias para garantir o futuro da instituição.
Para ampliar o alcance da solidariedade, o show rompeu as paredes do pequeno teatro e foi transmitido ao vivo para todo o estado e país através da TVE Bahia e da TV Brasil, além do YouTube. A iniciativa, apoiada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), convocou o público de casa a também participar da “vaquinha”.
As doações continuam abertas e podem ser feitas de qualquer lugar:
Pix: 71 98631-3925
Campanha online: catarse.me/ficagamboa