Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, aos 80 anos

Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, aos 80 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Reprodução

Publicado em 22/12/2025 às 20:18 / Leia em 2 minutos

A história da beleza brasileira perdeu um de seus capítulos mais importantes nesta segunda-feira (22). Ieda Maria Vargas, a primeira mulher do país a conquistar o título de Miss Universo, faleceu aos 80 anos, na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

A informação foi confirmada pela filha da ex-modelo, Fernanda Vargas. Ieda estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. Até o momento, a família não divulgou a causa da morte, nem detalhes sobre o velório e sepultamento.

Nascida em Porto Alegre em 31 de dezembro de 1944, Ieda construiu uma trajetória meteórica. Sua carreira começou em 1962, quando foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul aos 17 anos. A beleza clássica a levou aos títulos de Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil.

O ápice ocorreu em 1963, em Miami, nos Estados Unidos. Aos 18 anos, Ieda superou candidatas de todo o mundo e trouxe para o Brasil a inédita coroa de Miss Universo, tornando-se um ícone instantâneo. Seu reinado durou até agosto de 1964, quando passou a faixa para a grega Corinna Tsopei.

Diferente de muitas misses que seguiram carreira artística no cinema ou televisão, Ieda optou pela discrição. Após viver um período em Miami, retornou a Porto Alegre e casou-se em 1968 com José Carlos Athanázio (falecido em 2009), com quem teve dois filhos. Ela limitou suas aparições públicas a convites especiais em eventos nacionais e internacionais.

Aos 55 anos, Ieda enfrentou um grave problema de saúde ao sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que comprometeu temporariamente sua fala e memória, mas do qual conseguiu se recuperar. Após ficar viúva, mudou-se para Gramado, onde viveu seus últimos anos.

O legado de Ieda Maria Vargas transcendeu as passarelas. Em uma votação popular promovida pela RBS, ela foi eleita uma das “20 Personalidades Gaúchas que Marcaram o Século XX”, figurando ao lado de nomes como Elis Regina, Mario Quintana, João Goulart e Erico Verissimo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia