A cantora Preta Gil foi a grande homenageada da nona edição do WME Awards by Billboard, considerado uma das premiações mais importantes do cenário musical. No evento realizado na noite desta quarta-feira (17), a DJ Jude Paulla e a empresária Malu Barbosa, melhores amigas de Preta, não seguraram a emoção ao celebrar o legado da artista, que faleceu em julho deste ano, em decorrência de complicações de um câncer.
“Estou muito emocionada desde a hora que acordei. Esse retorno não tem sido fácil, mas essa rede de apoio que eu tenho tido das amigas da Preta que viraram as minhas amigas; das que já eram minhas amigas, mas a gente se aproximou mais, tem sido muito importante para mim (…) A Daniela Mercury, por exemplo, é uma pessoa que está ali, que a gente fez duas músicas, uma coisa que a Preta sempre me impulsionou, mas eu tinha medo, e acabou acontecendo. Ela não esteve aqui para ver, mas eu tenho certeza que da onde ela está, ela está feliz com minha estreia como produtora musical”, disse Jude, em entrevista a Quem.
Durante o evento, a DJ também falou sobre como a espiritualidade tem ajudado a enfrentar o processo de luto. “Sou do Candomblé, sou mulher de Axé. Isso não facilitou a minha vida no sentido de viver o luto e desaprender tudo que a gente aprendeu até aqui. Mas mitiga e traz uma perspectiva, um outro olhar sobre o que é morrer, sobre o que é perder alguém. Esse ano eu perdi um dos grandes amores da minha vida”, declarou. “No Candomblé, a morte é uma festa e é por isso que a gente está aqui hoje para celebrar ela. Hoje, eu estou aqui em paz, porque eu fui uma boa amiga e homenageei em vida, eu cantei e a celebrei em vida. Eu disse: ‘Eu te amo’ em vida e eu aconselhei em vida. Eu fui fiel, fui leal em vida e, apesar da dor, apesar da tristeza, eu tenho paz. E porque eu sei que ela foi recebida por todos os deuses e deusas com todo amor. Onde ela está? Tenho certeza que junto com seus ancestrais. Ela está em paz, está sorrindo, está bonita e recebendo todo o amor do mundo”, finalizou.