A atriz Mariana Ximenes foi uma das personalidades que prestigiaram a oitava edição do Festival de Cinema de Trancoso, realizada entre os dias 6 e 11 de dezembro, em um dos mais famosos destinos turísticos baianos. Através das redes sociais, a artista compartilhou registros da sua passagem pela Bahia e falou sobre a emoção de ter sido uma das homenageadas do evento.
“Trancoso com muito sol, mar, quitutes, arte e lindos encontros! Obrigada Festival de Cinema de Trancoso por esse troféu/escultura!”, escreveu a artista, que recebeu o Troféu Pataxó ao lado dos diretores Jayme Monjardim e Walther Neto, além dos atores Allan Santos e Alice Carvalho. De acordo com a organização do Festival, Mariana representa “a força, a sensibilidade e a beleza da arte brasileira em sua forma mais viva”.
“Receber essa homenagem no Festival de Trancoso é uma alegria e uma honra imensas. Agradeço por esse reconhecimento, que celebra o cinema brasileiro, a força dos festivais e a potência das nossas histórias. Esses espaços fortalecem a produção nativa, ampliam narrativas e fazem com que nossas vozes ecoem de dentro para fora, atravessando territórios, fronteiras e sensibilidades. Obrigada por celebrarem o cinema, a cultura brasileira e a força transformadora da arte”, comemorou a atriz.
Com mais de 30 filmes no currículo e atuações marcantes em sucessos como O Invasor, A Máquina, Um Homem Só e O Grande Circo Místico, Mariana Ximenes também acumula prêmios em importantes festivais como o Festival de Gramado, o Festival de Recife e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Na televisão, marcou gerações em novelas e séries como Chocolate com Pimenta a A Favorita, de Passione e Nos Tempos do Imperador.
