Câmara de Salvador intensifica diálogo com Prefeitura para restauração do Cine Excelsior

Câmara de Salvador intensifica diálogo com Prefeitura para restauração do Cine Excelsior

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução @brunoreis

Publicado em 09/12/2025 às 17:14 / Leia em 1 minutos

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), reforçou a interlocução com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) para viabilizar a recuperação do Cine Excelsior, imóvel histórico que abrigará o novo plenário do Legislativo. Na última semana, o Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para garantir intervenções que preservem a edificação, considerada ameaçada de desabamento.

Segundo a presidente da FMLF, Tânia Scofield, vistorias técnicas não identificaram risco iminente de desabamento. Está prevista a licitação emergencial para escoramento provisório do prédio, seguido da recuperação estrutural de vigas, telhado e treliças. O projeto, apresentado aos vereadores, prevê um plenário com galeria superior para 130 pessoas, além de espaço para sessões e audiências públicas.

Durante a execução da obra, prevista para durar 18 meses, as atividades da Câmara serão transferidas temporariamente para o antigo prédio do TRT, no Comércio. O projeto está em análise pelo Ipac, com aval do Iphan para a realização das intervenções.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia