O Agente Secreto leva Brasil ao Globo de Ouro com três indicações, incluindo Melhor Filme de Drama

O Agente Secreto leva Brasil ao Globo de Ouro com três indicações, incluindo Melhor Filme de Drama

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 08/12/2025 às 14:49 / Leia em 3 minutos

O filme “O Agente Secreto” recolocou o Brasil no centro das atenções do cinema mundial ao conquistar três indicações ao Globo de Ouro 2026, anunciadas nesta segunda-feira (8). Pela primeira vez, um longa brasileiro disputará a categoria principal de Melhor Filme de Drama. A produção concorre ainda a Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura, e Melhor Filme Internacional — categoria em que o país venceu pela primeira vez em 2025.

Esta é também a primeira vez que o diretor Kleber Mendonça Filho tem um filme indicado à premiação. Ele comemorou o marco. “É um grande momento para todos nós. Todo o trabalho de roteiro, filmagem, montagem e pós-produção entra em foco com três indicações inéditas no cinema brasileiro”, disse. Segundo o cineasta, que acompanha Wagner Moura na campanha internacional, as nomeações dão “energia redobrada” à equipe.

As indicações chegam após um fim de semana de destaque no circuito americano. O longa foi eleito Melhor Filme Internacional pela Los Angeles Film Critics Association, onde também apareceu como vice-campeão nas categorias Melhor Filme e Melhor Ator. Na última sexta-feira (5), Wagner Moura fez história como o primeiro latino-americano indicado a Melhor Ator no Critics Choice Awards. O filme também disputa Melhor Filme em Língua Não Inglesa no CCA e Melhor Filme Internacional no Spirit Awards.

“O Agente Secreto” já acumula prêmios, incluindo Melhor Filme Internacional e Melhor Ator no New York Film Critics Circle Awards, além do IndieWire Honors concedido a Wagner Moura.

Em cartaz em países da Europa e dos Estados Unidos, o longa segue ampliando sua presença internacional. Ele estreia na França em 17 de dezembro; na Itália, em 29 de janeiro; e chega ao Reino Unido e à Irlanda em 20 de fevereiro. Nos EUA, a abertura ocorre de forma escalonada e já passou por Nova York e Los Angeles, com novas cidades exibindo o filme a partir de 12 e 19 de dezembro.

No Brasil, o título segue forte nos cinemas, com mais de 965 mil ingressos vendidos, próximo de se tornar o segundo longa brasileiro de 2025 a atingir a marca de 1 milhão de espectadores. O filme já é o maior sucesso da carreira de Kleber Mendonça Filho e da Vitrine Filmes.

A produção é uma coprodução internacional da CinemaScópio com empresas da França (MK2 Films), Alemanha (One Two Films) e Holanda (Lemming). No Brasil, a distribuição é da Vitrine Filmes, com patrocínio master da Petrobras, que celebra 30 anos de apoio ao cinema nacional.

Sinopse
Ambientado no Recife de 1977, o longa acompanha Marcelo, especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de tranquilidade, mas encontra um cenário que o afasta da paz que procura.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia