A discografia de Raul Seixas ganhará novos contornos no espetáculo “Batuca Raul”, que será apresentado em 10 de dezembro, no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, em Salvador. O show é uma realização do projeto Oficina de Sons, com direção geral da percussionista Poliana Coelho e direção musical de Marcos Bezerra.
Mais do que um tributo, “Batuca Raul” propõe celebrar a essência artística de Raul Seixas, destacando sua inquietude criativa, a simbologia presente nas letras e a pluralidade de influências que moldaram sua obra. Tudo isso será reinterpretado pela assinatura percussiva da Oficina de Sons, em um espetáculo que busca ampliar a experiência do público para além dos discos tradicionais do “Maluco Beleza”.
“É uma grande honra para nós do projeto Oficina de Sons defendermos a obra de Raul, que é tão grandiosa e singular. Especialmente ao levar nossos arranjos para o palco junto a artistas que já são ‘Raul Seixistas’ há muito tempo e estarão compartilhando conosco a alegria de celebrar sua obra”, afirma Poliana Coelho.
Com oito anos de trajetória, o projeto já homenageou diversos nomes da música brasileira e, neste semestre, integra a programação em celebração aos 80 anos de nascimento de Raul Seixas. No palco, mais de 80 batuqueiras compõem o espetáculo, que dialoga com o espírito livre e contestador do artista.
Para os diretores, o principal desafio foi condensar um repertório de mais de 300 composições em apenas 20 músicas. Clássicos como “Gita”, “O Carimbador Maluco”, “Sociedade Alternativa” e “Mosca na Sopa” ganharam novos arranjos, desta vez guiados por pandeiros, cajóns e tambores.
A obra de Raul carrega referências marcantes da percussão baiana, mesclando baião, capoeira e rock, além de destacar a Bahia como polo de criação musical. Suas letras, sempre carregadas de poesia e autenticidade, reforçaram elementos nordestinos dentro do rock e influenciaram gerações. Para o artista, Elvis Presley e Luiz Gonzaga eram “a mesma coisa, bicho”.
“A música de Raul é plural, múltipla e diversa. Não se prende a rótulos. Participar do ‘Batuca Raul’ me deixa feliz e mostra o quanto Raul permanece vivo em sua obra, ampliando seu público a cada dia”, diz o cantor Marcos Clement.
Considerado um dos principais intérpretes de Raul Seixas na atualidade, Clement fará participação especial no espetáculo. Ele divide o palco com a banda tributo Marculino e Seus Belezas, que promete animar o público. A cantora Maira Lins, madrinha da Oficina de Sons, também participa com interpretações do único samba de Raul, “Aos Trancos e Barrancos”, e do clássico “Meu Amigo Pedro”. A musicista Juliana Leite, professora de canto da Oficina e vocalista do Bailinho de Quinta, completa o time de convidados.
Serviço
Evento: Batuca Raul
Data: Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho — Largo do Pelourinho, 19, Salvador (BA)
Horário: 20h
Ingressos: À venda com Lucy Farias — (71) 99218-9944
Classificação: Livre