O tradicional Dia de Santa Bárbara será celebrado nesta quinta-feira (4), no Pelourinho, com uma programação que reúne fé, música e manifestações culturais. A festa, realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, marca a abertura oficial do calendário de festas populares de Salvador.
As atividades começam às 6h, com a Alvorada de Fogos, seguida da Salva dos Clarins, às 7h. Às 8h, será celebrada a Missa campal, que antecede a procissão pelas ruas do Centro Histórico. O cortejo sairá da Igreja do Rosário dos Pretos e seguirá pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça.
Na Barroquinha, haverá uma parada na sede do Corpo de Bombeiros, onde a padroeira da corporação recebe homenagens. Em seguida, os devotos continuam o trajeto pela Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e retorno ao Pelourinho.
À tarde, às 15h, a programação segue com apresentações culturais, reforçando a conexão entre tradição, arte e religiosidade.
Antes do grande dia, a Irmandade dos Homens Pretos realiza o tríduo preparatório, de segunda (1º) a quarta (3), com a reza do Santo Terço às 17h e Missa às 18h.
Neste ano, a celebração tem como tema: “Com Santa Bárbara, de fronte erguida e rosto sereno, testemunhamos Jesus Cristo, nossa Esperança”.