Senado aprova criação de exame obrigatório para novos médicos

Senado aprova criação de exame obrigatório para novos médicos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Pixabay

Publicado em 03/12/2025 às 21:30 / Leia em 1 minutos

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), por 11 votos a 9, o projeto que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed), prova que passará a ser obrigatória para que novos médicos obtenham registro nos conselhos regionais. O texto, relatado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), ainda será votado em turno suplementar antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Pela proposta, o Profimed será coordenado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e também valerá para profissionais formados no exterior, equivalendo à aprovação nas etapas do Revalida. O projeto inclui ainda o Enamed, avaliação aplicada pelo MEC no quarto ano da graduação, e prevê a ampliação de vagas de residência até 2035.

A votação foi marcada por divergências entre os senadores sobre quem deve aplicar o exame e sobre a concentração da avaliação em uma única prova, mas houve consenso sobre a necessidade de estabelecer um mecanismo nacional de proficiência para a formação médica no país.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia