A Bahia deve receber, nos próximos dias, 44.525 doses da vacina que protege recém-nascidos contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês. O anúncio foi feito pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (2).
O lote está previsto para chegar a Salvador nesta quarta (3). A partir daí, a Sesab organizará um cronograma para iniciar a aplicação já na quinta-feira (4), começando pelos municípios da região metropolitana.
Esta é a primeira vez que o imunizante será ofertado gratuitamente pelo SUS; na rede particular, o custo pode chegar a R$ 1,5 mil. A vacinação é destinada a gestantes a partir da 28ª semana.
De acordo com o Ministério da Saúde, até 22 de novembro o país registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao VSR. Na Bahia, foram 2.269 ocorrências, das quais 1.870 em crianças com menos de dois anos, o equivalente a 82,42% dos casos.
O vírus responde por cerca de 75% dos episódios de bronquiolite e 40% das pneumonias nessa faixa etária. A vacina confere proteção imediata aos recém-nascidos.