A influenciadora baiana Vitty anunciou, no último domingo (30), que está em processo de transição de gênero. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela revelou que passa a se chamar Vitória e compartilhou, pela primeira vez, detalhes sobre o percurso pessoal que tem vivido nos últimos meses.
Segundo Vitória, a decisão de tornar pública a transição veio após a enxurrada de perguntas feitas por seguidores. No vídeo, ela explicou que sempre se questionou sobre o próprio gênero e que, há cinco meses, deu início ao processo de afirmação. “Sim, eu sou uma mulher trans, uma travesti. Deixei meus medos irem embora e comecei a viver como realmente sou”, afirmou.
A influenciadora relatou que a caminhada foi marcada por dúvidas, dor e amadurecimento, mas também por descobertas. “Nunca me senti pertencente ao masculino. Vivi uma verdade que não me cabia, mas tudo que aconteceu fez parte para eu desabrochar. Se olhar no espelho e não se reconhecer é uma dor incomparável, mas abraçar a verdade muda tudo”, disse.
Emocionada, Vitty agradeceu ao público que acompanha seu trabalho, destacando que o apoio recebido nos últimos anos foi fundamental para que ela se sentisse segura para se afirmar. “Obrigada por me permitir ser eu mesma, por me acolher e por me dar espaço para continuar sendo ainda mais eu. A única certeza que tenho é que eu não me abandonei”, disse.
O vídeo rapidamente repercutiu e já reúne milhares de curtidas e comentários. Artistas como Liniker, Bianca DellaFancy, Jude Paulla, Belle Daltro, Urias, Majur, Nancy People e Thaynara OG enviaram mensagens de carinho e apoio.
Ver essa foto no Instagram
Trajetória e impacto na internet
Vitória consolidou seu nome nas redes sociais com dublagens precisas e bem-humoradas de músicas, entrevistas e momentos icônicos da cultura pop e dos memes brasileiros, num estilo que mistura a energia das performances de lipsync de “RuPaul’s Drag Race” com referências do imaginário nacional.
O grande impulso veio em 2022, quando viralizou ao publicar um top 5 do álbum “Fúria”, de Urias, incluindo a performance de “Foi Mal”, ainda hoje lembrada pelos fãs como um dos trabalhos que definiram sua identidade visual, o shortinho, o cropped e a peruca loira.
Outro vídeo que circula amplamente é o da dublagem do momento em que Ivete Sangalo tenta descobrir o nome de um fã durante um show.
@euvittyRASTA JAMAICOOOOH♬ som original – 𝗩𝗜𝗧𝗧𝗬
Antes de conquistar popularidade, Vitória trabalhou em Salvador como comerciante, vendendo comidas baianas com a tia, e também em uma loja de sapatos.