O ator, diretor, escritor e apresentador baiano Lázaro Ramos é o grande homenageado do Globo Repórter desta sexta-feira (28). O programa especial revisita a trajetória do artista, um dos nomes mais influentes da cultura brasileira, e promete emocionar o público ao reunir familiares, amigos e parceiros de carreira.
A homenagem chega em um momento de forte destaque para Lázaro, que integra o elenco da próxima novela das 18h da TV Globo, “A Nobreza do Amor”, prevista para estrear em março de 2026. Na trama escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr., o baiano viverá o vilão Jendal, primeiro-ministro de um reino africano que dá um golpe de Estado.
O especial também mostra os bastidores da escolha de Lázaro como homenageado. Ele revelou que recebeu o convite da chefe de redação do programa, Márcia Monteiro, e que, apesar de ter aceitado imediatamente, sentiu “um frio na barriga” ao imaginar qual recorte fariam de sua história. Segundo o artista, a convivência com a equipe — que incluiu Arlete Heringer (produtora), Rogerinho (operador de câmera), Edilson Ribeiro (técnico de som) e Sandra (repórter) — trouxe tranquilidade e criou laços afetivos durante as gravações na Bahia e no Rio.
O episódio reúne depoimentos de pessoas fundamentais na vida do ator: o pai Ivan, a irmã Viviane, a esposa Taís Araujo, além de amigos como Wagner Moura, Vladimir Brichta e Gustavo Falcão. Um amigo de infância, os primeiros parceiros de teatro e uma professora também participam do tributo.
O Globo Repórter com a homenagem a Lázaro Ramos vai ao ar hoje, após a novela Três Graças, na TV Globo.