Aneel reduz bandeira tarifária para amarela em dezembro e conta de luz fica menos cara

Aneel reduz bandeira tarifária para amarela em dezembro e conta de luz fica menos cara

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Arquivo

Publicado em 28/11/2025 às 18:28 / Leia em 2 minutos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), a adoção da bandeira amarela nas contas de energia em dezembro. Com a mudança, o consumidor pagará uma cobrança extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh, valor inferior ao de novembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 1, com acréscimo de R$ 4,46 para o mesmo consumo.

O sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da geração de energia no país e funciona como um alerta ao consumidor: quando a produção fica mais cara, a cobrança adicional é acionada automaticamente.

Segundo a Aneel, a redução é resultado do início do período chuvoso. A previsão indica que deve chover mais em dezembro do que em novembro na maior parte do país, embora ainda abaixo da média histórica para o mês.

A agência lembrou que a bandeira vermelha patamar 1 havia sido mantida em novembro – repetindo a sinalização de outubro. Agora, com “condições de geração um pouco mais favoráveis”, foi possível retornar ao patamar amarelo.

Ainda assim, a Aneel destacou que o uso de termelétricas continua necessário para garantir o atendimento à demanda de energia no país.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia