Após seis anos, a tradicional Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a iluminar o Rio de Janeiro no fim de 2025. A inauguração está marcada para 6 de dezembro, com funcionamento até 6 de janeiro, Dia de Reis. A estrutura terá 60 metros de altura e contará com 20 quilômetros de LED, exibindo desenhos natalinos reconhecíveis por públicos de todas as idades.
O projeto é assinado pela Backstage e Dream Factory. A iluminação funcionará das 19h à 1h (sextas e sábados) e das 19h à 0h (de domingo a quinta). Este ano, o ritual de acendimento terá interação inédita com o Cristo Redentor, em parceria com o Santuário Cristo Redentor. Na cerimônia de estreia, um botão instalado no Lagoon acionará feixes de luz que iluminarão o Cristo, seguidos por pontos ao redor da Lagoa. O ritual será repetido diariamente, com participação de convidados.
A abertura também terá apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, em palco no Lagoon. Telões serão instalados no Parque dos Patins e no Parque do Cantagalo para ampliar o acesso ao público.
Segundo Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, a concepção da árvore tem como inspiração a relação do empresário Roberto Medina com a Lagoa. Já o cenógrafo Orleans de Sá, responsável pelo projeto deste ano, destaca o desafio da construção — que leva cerca de 30 dias — e afirma que a árvore reúne referências clássicas e brasileiras.
Parques natalinos e atrações
Pela primeira vez, dois parques temáticos acompanharão a programação: no Lagoon e no Cantagalo.
No Lagoon, haverá:
• Casa do Papai Noel
• brinquedos infantis
• palco para shows
• feirinha
• foodtrucks
O espaço terá controle de acesso para 3 mil pessoas por dia, com ingressos gratuitos.
No Cantagalo, a Casa do Papai Noel receberá crianças para fotos gratuitas aos sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28 de dezembro, com horários especiais nos dias 24 e 25.
A feira de Natal no Lagoon terá curadoria de Robert Guimarães e Fernando Molinari, criadores da Babilônia Feira Hype, reunindo expositores de moda, decoração, artesanato e bem-estar, além de área gastronômica.
A programação musical ocorrerá aos sábados e domingos, também das 17h às 22h, até 28 de dezembro, com atrações como Diogo Nogueira, Renato Borghetti e a companhia de dança Focus.
A árvore será iluminada com diesel renovável, para reduzir impacto ambiental.
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, via Lei Rouanet, e realizado pelo Ministério da Cultura.