Greentech opera em ritmo acelerado, com produção em dois turnos e carregamento comercial para todo o país
A BYD Auto do Brasil alcançou a marca de 10 mil veículos produzidos em sua fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O número foi atingido um mês e meio após a inauguração do complexo, realizada em 9 de outubro. Atualmente, o espaço produz três modelos: Dolphin Mini, King e Song Pro.
No início de novembro, a empresa ativou o segundo turno de produção, incorporando 120 novos colaboradores no período noturno. A expansão sinaliza o avanço da operação e reforça o compromisso da montadora com a geração de empregos e o aumento da capacidade produtiva na Bahia.
O complexo industrial tem capacidade inicial para fabricar 150 mil carros por ano, com previsão de expansão para 300 mil na fase seguinte. Durante a inauguração, o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, anunciou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que irá dobrar a meta, levando a planta baiana a uma capacidade plena de 600 mil veículos anuais, tornando-a a maior operação da empresa fora da Ásia.
“A produção de 10 mil veículos marca um momento histórico para a nossa empresa. Esse resultado é fruto do empenho de cada colaborador, do compromisso com a qualidade e da confiança dos clientes. Em tão pouco tempo, mostramos nossa capacidade de entrega, tecnologia e eficiência industrial”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Auto do Brasil.
Liderança no mercado brasileiro
Com o maior complexo fabril da marca fora da China instalado em Camaçari, a BYD mantém ritmo acelerado tanto na produção quanto no carregamento comercial para todo o país. Em apenas três anos de operações automotivas no Brasil, já emplacou mais de 100 mil veículos elétricos, garantindo a liderança absoluta no segmento de BEVs (veículos 100% elétricos) — com desempenho mais de sete vezes superior ao da segunda colocada. Em Salvador, a montadora foi a segunda mais vendida no varejo em outubro.
Sobre a BYD
A BYD é líder global em veículos movidos a nova energia — elétricos e híbridos plug-in. Presente há mais de uma década no Brasil, atua também na produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. Além da planta de Camaçari, a empresa mantém operações em Campinas (SP) e Manaus (AM), e é responsável pelo monotrilho da Linha 17–Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail).
Com a missão de reduzir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD integra o Pacto Global da ONU e lidera avanços rumo a uma economia de baixo carbono, consolidando seu papel na transição para a mobilidade sustentável.