Após a repercussão negativa causada por uma influenciadora que viralizou ao criticar o atendimento em bares e restaurantes de Salvador, gerando até resposta da Prefeitura, a Abrasel-Bahia e o Grupo Food Qualy lançaram o Capacita Bares e Restaurantes, programa voltado à qualificação profissional do setor.
A iniciativa responde a uma queixa recorrente de moradores e turistas e a um problema estrutural: a falta de mão de obra preparada, que leva muitos empresários a colocarem funcionários inexperientes no atendimento sem treinamento adequado.
O programa inclui módulos como Atendimento Encantador, Atendimento Vendedor e Treinamento para Gerentes e Lideranças, todos voltados a elevar o padrão de atendimento e melhorar a gestão.
Para a Abrasel-Bahia, a iniciativa também busca melhorar a imagem de Salvador no cenário gastronômico nacional, especialmente em um momento de alta visibilidade turística.
“Muitos empresários, por conta da falta de profissionais preparados, acabam contratando garçons ou auxiliares e colocando-os para trabalhar sem qualquer orientação prévia sobre o padrão de atendimento da casa. Grande parte dessa mão de obra está em seu primeiro emprego, o que reforça ainda mais a necessidade de treinamento. Treinar o funcionário exige tempo e investimento, mas pior do que qualificá-lo e vê-lo ir para o concorrente é não treiná-lo e mantê-lo atendendo mal, perdendo vendas e deixando de fidelizar clientes”, reflete Acácio Sacerdote, CEO do Food Qualy.