Morre aos 81 anos Udo Kier, ator de “Bacurau” e “O Agente Secreto” e ícone do cinema mundial

Morre aos 81 anos Udo Kier, ator de “Bacurau” e “O Agente Secreto” e ícone do cinema mundial

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/Omelete

Publicado em 24/11/2025 às 07:24 / Leia em 2 minutos

O ator alemão Udo Kier morreu neste domingo (23), aos 81 anos. A informação foi divulgada pela revista americana Variety e confirmada pelo seu companheiro, o artista Delbert McBride. Detalhes sobre a causa da morte ainda não foram divulgados.

Kier acumulou mais de 200 filmes ao longo de seis décadas de carreira e marcou presença em produções de diretores de diferentes nacionalidades. No Brasil, trabalhou com Kleber Mendonça Filho em duas ocasiões: em “Bacurau” (2019), no qual interpretou o vilão Michael, e em “O Agente Secreto”, atualmente em cartaz.

Segundo a Variety, uma das passagens mais emblemáticas de sua trajetória foi sua colaboração com o artista Andy Warhol, para quem estrelou dois filmes produzidos sob sua influência, ambos dirigidos por Paul Morrissey: “Carne para Frankenstein” e “Sangue para Drácula”. As obras apresentam releituras subversivas e provocativas de monstros clássicos de Hollywood.

Kier também trabalhou com alguns dos nomes mais celebrados do cinema internacional, como Lars von Trier, Paul Morrissey, Gus Van Sant, Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder, Dario Argento, Walerian Borowczyk, Charles Matton, Guy Maddin e Alexander Payne.

Sua projeção para o público americano ganhou força em 1991, quando Gus Van Sant o escalou para um papel coadjuvante em “Garotos de Programa”, ao lado de River Phoenix e Keanu Reeves. Na mesma época, iniciou uma duradoura colaboração com Lars von Trier. A parceria começou no fim dos anos 1980, com “Epidemia”, seguiu com “Europa” (1991) e se estendeu por vários episódios da série de terror e suspense “The Kingdom”, ao longo dos anos 1990 e 2000. Os dois voltariam a trabalhar juntos em “Ondas do Destino”, “Dançando no Escuro”, “Dogville”, “Melancolia” e “Ninfomaníaca – Volume 2”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia