Salvador registrou, em cerca de duas horas, mais de 110 milímetros de chuva – o que já é maior do que o esperado para todo o mês de novembro (108,2 mm). Durante a nova frente fria que atinge a capital baiana, também foram registradas rajadas de vento de 80 km/h .
Equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador atuam nas ruas da capital baiana para garantir a segurança da população. Mesmo com o elevado volume de chuvas em pouco espaço de tempo, a Codesal não registrou ocorrências graves. Nenhuma sirene instalada em áreas de risco foi acionada.
Sobre as fortes rajadas de vento, o registro de quase 80 km/h ocorreu na Barra. O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, ressalta que a população deve continuar alerta, pois a previsão é que fortes pancadas de chuva atinjam Salvador ainda nesta sexta-feira (21).
“A tendência é que o tempo melhore a partir de sábado, e domingo com mais tranquilidade. As nossas equipes continuarão atuando em regime de plantão, 24 horas por dia, todos os dias, inclusive nesse feriado”, afirma.
Além da Codesal, fazem parte do sistema as secretarias de Manutenção e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, dentre outras pastas, órgãos como Transalvador, Guarda Municipal e Limpurb, além do Corpo de Bombeiros, entre outras entidades. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme segue monitorando as condições climáticas para alertar a população sobre as situações de riscos iminentes.