A gastronomia baiana voltou a brilhar no cenário internacional. Dois restaurantes de Salvador, o Origem e o Manga, foram novamente reconhecidos entre os 100 melhores da América Latina na lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, divulgada nesta segunda-feira (18).
O Origem, comandado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, teve sua melhor colocação até hoje, alcançando o 52º lugar, uma escalada importante em relação ao ano passado, quando apareceu na 68ª posição. Com o novo ranking, o restaurante está “batendo na porta” do primeiro escalão, já que os 50 melhores serão revelados no próximo dia 2 de dezembro, em cerimônia ao vivo transmitida de Antigua Guatemala.

Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Kafe e Dante Bassi são destaques novamente | Fotos: Leonardo Freire
Já o Manga, liderado pelos chefs Dante e Katrin Bassi, também marcou presença na lista das casas mais relevantes do continente, figurando em 99º lugar. Em 2024 o restaurante havia ficado na 90ª posição.
Além dos baianos, figuram na lista ainda o Kotori/SP (55º), o Metzi/SP (56º), Oseille/RJ (65º), Maní/SP (67º), Cepa/SP (73º), D.O.M./SP (74º), Manu/PR (80º), Notiê/SP (93º). A lista 51–100 funciona como um aquecimento para a principal seleção do Latin America’s 50 Best, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, que reúne anualmente os restaurantes considerados referência gastronômica do continente.
Ver essa foto no Instagram