Baiana de 10 anos se classifica para a Final Mundial de uma das mais prestigiadas competições de balé, nos EUA

Baiana de 10 anos se classifica para a Final Mundial de uma das mais prestigiadas competições de balé, nos EUA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Acervo Pessoal

Publicado em 14/11/2025 às 15:10 / Leia em 3 minutos

A jovem bailarina baiana Maria Clara Cerqueira, de apenas 10 anos, conquistou mais um feito histórico para a dança brasileira. Nesta semana, ela recebeu a confirmação oficial de que está classificada para a Final Mundial do Youth America Grand Prix (YAGP) 2026, que acontecerá em maio, em Houston, no Texas (EUA), uma das mais prestigiadas competições de balé do mundo.

A classificação coroa um ano de conquistas importantes. Maria Clara garantiu a vaga após conquistar a medalha de prata na etapa brasileira do YAGP 2025, realizada no final de setembro, em Barueri (SP). Apesar de ter ficado em 2º lugar geral na categoria, atrás apenas de dois bailarinos, o convite para a final não depende necessariamente da colocação no pódio, mas do reconhecimento técnico da banca internacional.

Segundo os organizadores, “para chegar à Final Mundial do YAGP, o bailarino precisa demonstrar nível técnico internacional. Apenas uma pequena parcela dos participantes ao redor do mundo recebe esse convite, que é considerado raríssimo e altamente seletivo”.

Maria Clara Cerqueira | Foto: Acervo Pessoal

A trajetória de Maria Clara em 2025 impressiona pela consistência e pelo alcance internacional. Em julho, ela conquistou o 1º lugar em Balé Clássico no Passo de Arte 2025, uma das principais competições do país, realizada em Indaiatuba (SP). Durante o evento, chamou atenção do Maestro Luca Masala, diretor da renomada Princess Grace Academy de Mônaco, que lhe concedeu uma bolsa para o Legacy Master of Ballet, programa de aperfeiçoamento realizado na Itália.

Em agosto, durante o curso em Assisi (Úmbria, Itália), Maria Clara foi a única brasileira e a mais jovem bailarina entre participantes de vários países. Ela se destacou nas aulas e apresentações orientadas por grandes nomes como Eugenio Buratti, Lucia Geppi, Tadeusz Matacz e o próprio Masala. Poucas semanas após retornar ao Brasil, participou do YAGP 2025 e alcançou a medalha de prata, resultado que, agora, se transforma na tão aguardada vaga para a final mundial em Houston.

O desempenho da jovem bailarina segue chamando atenção de instituições de prestígio global. Em 2025, ela recebeu ainda Bolsa 100% da Royal Academy of Dance (RAD) para o Summer RAD 2026, em Londres; e convite para o Summer Program 2026 da Boston Ballet School, em Massachusetts, uma das escolas mais respeitadas dos Estados Unidos.

Maria Clara Cerqueira | Foto: Acervo Pessoal

Esses resultados somam-se a conquistas anteriores, como premiações no World Ballet Grand Prix Norway, reforçando a admiração de jurados internacionais pela sua técnica, musicalidade e maturidade artística, qualidades raras em uma bailarina tão jovem.

Formação na Bahia

Maria Clara é aluna da Ebateca, em Salvador, onde treina sob orientação dos professores Carla Yoshida, Maria Thereza Gordilho e Emerson Nascimento, entre outros profissionais que acompanham sua formação. Segundo sua mãe, Roberta Leal, em contato com o Alô Alô Bahia, “na dança, ela encontrou não apenas um talento, mas um caminho de força e autoconfiança, características que vêm impulsionando sua ascensão no cenário do balé infantil mundial”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia