Depois de dias de tempo instável, Salvador deve continuar registrando chuvas até esta quinta-feira (13), segundo dados atualizados da Defesa Civil de Salvador (Codesal). A trégua no tempo deve acontecer logo após a capital baiana atingir 76% da média histórica de novembro, que é de 108,2 mm.
De acordo com a previsão, o céu nublado com pancadas de chuva predomina até amanhã, mas o sol deve reaparecer somente na sexta-feira (14), marcando o início de um período de estabilidade, com temperaturas variando entre 22°C e 32°C.
Nas últimas 24 horas, o bairro mais afetado pelas chuvas foi Nova Brasília, com 157,6 mm de acumulado, seguido por Brotas e Bosque Real, que registraram 150,8 mm cada.
Devido ao risco de deslizamentos e à continuidade das chuvas, a Defesa Civil de Salvador elevou o Nível de Observação para Atenção, conforme o Plano de Proteção da Defesa Civil (PPDC).
Segundo o meteorologista do CEMADEC, Giuliano Carlos do Nascimento, as chuvas são causadas por uma frente fria e não pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). “A análise de imagens de satélite mostra que o sistema atuante é uma frente fria, sem contribuição de umidade da região Amazônica”, explicou.