Exposição “Orixás”, de Josafá Neves, chega ao Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

Exposição “Orixás”, de Josafá Neves, chega ao Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Arapuá Comunicação

Publicado em 04/11/2025 às 15:18 / Leia em 2 minutos

De 14 de novembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe a exposição “Orixás”, do artista brasiliense Josafá Neves, com curadoria de Bené Fonteles.

Após passagens por Brasília e São Paulo, a mostra chega à Bahia em uma nova montagem que convida o público a uma imersão sensorial e simbólica nas raízes afro-brasileiras, em diálogo com a força do território baiano, berço dos orixás e das tradições de matriz africana.

A instalação principal, “Iansã”, ocupa a Capela do Solar do Unhão. A escultura da orixá, rainha dos ventos, se ergue envolta por trezentos fios vermelhos adornados com búzios, evocando sua força e energia. A obra foi concebida a partir da experiência do artista em residência em Angola, em 2023, e ganha novo sentido no espaço à beira-mar do Solar do Unhão.

“Inspirado pelos ventos do entorno do Solar, dedico esta instalação a Iansã. Cada edição de ‘Orixás’ assume novas formas e sentidos, oferecendo ao público uma experiência única”, afirma Josafá Neves.

A exposição reforça o compromisso do artista com a valorização da ancestralidade afro-brasileira e o papel da arte como território de memória, fé, celebração e resistência.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia