Em Salvador, a Sala de Cinema Walter da Silveira vai celebrar o Dia das Crianças com uma programação repleta de filmes que estimulam a imaginação, a criatividade e o interesse por cinema desde a infância, além de proporcionar momentos de diversão e pensamento crítico para crianças e suas famílias. As sessões acontecem entre os dias 7 e 11 de outubro.
A iniciativa visa promover o acesso à cultura, lazer educativo e a valorização da produção audiovisual baiana, partindo do entendimento de que o acesso à cultura é um direito fundamental e um poderoso instrumento de formação cidadã. A entrada é gratuita.
Confira a programação completa:
7 de outubro | 14h às 16h30 | Tema: Infâncias Negras e Identidade
Jimú e o Universo Ancestral (11 min)
Direção: Aislane Nobre
Sinopse: Ao receber um chamado ancestral ligado ao culto Egungun, Jimú se vê envolvida em desafios que transcendem sua compreensão infantil, encontrandose diante de temas profundos como a espiritualidade, a passagem para a vida adulta e o significado da morte. Com a ajuda de Giã, seu pai e líder espiritual da comunidade, de sua mãe Yaiá e da afetuosa Dona Mariinha, uma católica que representa o respeito entre religiões, Jimú descobrirá que sua fome é muito mais do que um desejo físico.
Tom Tamborim (11 min)
Direção: Maria Carolina e Igor Souza
Sinopse: Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.
A Menina Que Queria Voar (20min)
Direção: Tais Amordivino
Sinopse: Numa periferia de Salvador, vive Lila, uma menina sonhadora que adora criar e contar histórias. Entre os conselhos e os puxões de orelha de sua mãe e a inquietação de seu irmão, Lila se vê diante da dúvida: O que vai ser quando crescer?! Nesse conflito, a garotinha, que sonha em poder voar, se aventura numa fantasia encantadora e desliza pelos céus, como se fosse feita de nuvens e sonhos.
8 de outubro | 14h às 16h | Tema: Aventura e Coragem
A Menina Que Queria Voar (20min)
Direção: Tais Amordivino
Sinopse: Numa periferia de Salvador, vive Lila, uma menina sonhadora que adora criar e contar histórias. Entre os conselhos e os puxões de orelha de sua mãe e a inquietação de seu irmão, Lila se vê diante da dúvida: O que vai ser quando crescer?! Nesse conflito, a garotinha, que sonha em poder voar, se aventura numa fantasia encantadora e desliza pelos céus, como se fosse feita de nuvens e sonhos.
Cinco Fitas (15 min)
Direção: Vilma Carla Martins e Heraldo de Deus.
Sinopse: Dois irmãos, Pedro e Gabriel, ouvem desde cedo as histórias e rezas de sua avó ao Senhor do Bonfim. No dia em que se celebra a Lavagem do Bonfim, eles decidem se aventurar entre a multidão para tentar pedir por uma bola de futebol.
Catraca (20 min)
Direção: Raiane Vasconcelos
Sinopse: Inspirado em uma história real, Catraca conta a trajetória de dois irmãos do subúrbio de Salvador que sonham em fazer algo que muitos consideram simples: pagar a própria passagem de ônibus. Vivendo em uma comunidade onde caronas são comuns, eles embarcam em criativas aventuras para conseguir dinheiro e realizar esse pequeno grande desejo.
9 de outubro | 14h às 16h | Tema: Cultura Popular e Música
O Filme de Carlinhos (20 min)
Direção: Henrique Filho
Sinopse: Carlinhos, garoto sonhador e apaixonado por cinema, quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Carlinhos se dedica para realizar seu sonho.
A Professora de Música (52min)
Direção: Henrique Filho e Edson Bastos
Sinopse: É chegado o dia do recital da Escola Lá Maior e Aída, e a professora de música, com esperança de ver uma transformação artística na cidade de Ipiaú-BA, está apreensiva pelo sucesso do evento e pelo bom desempenho dos seus alunos. Porém, um problema com as caixas de som inicia uma série de dificuldades que podem fazer com que o recital seja cancelado.
10 de outubro | 14h às 16h | Tema: Infâncias em Movimento: Território e Afeto
Caçadores de Saci (13 min)
Direção: Sofia Federico
Sinopse: A chácara da pacata família de Onofre é assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choco, o leite sempre azedo, o feijão vivem queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos.
Alice dos Anjos (76min)
Direção: Daniel Leite Almeida
Sinopse: Alice dos Anjos é uma menina esperta que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos que estão lutando contra um coronel perigoso.
11 de outubro | 14h às 16h | Tema: Infâncias Negras e Identidade
Balu (16min)
Direção: Paula Gomes
Sinopse: O melhor amigo do menino é Balú, um cachorro vira-lata. Mas a sua mãe não permite que o cão fique em casa. Um dia Balú desaparece misteriosamente. Em busca do amigo perdido, o menino vai descobrir o mundo à sua volta.
Esses Moços (1h20 min)
Direção: José Araripe Jr
Sinopse: Darlene e Daiane são duas meninas que fogem do interior para Salvador. Lá encontram Diomedes, um idoso desmemoriado, perdido nas ruas. Juntos, exploram a cidade, em uma jornada que mudará suas vidas.