Bahia abre temporada Brasil-França com exposição no MAM e celebra 200 anos de relação entre os países

Bahia abre temporada Brasil-França com exposição no MAM e celebra 200 anos de relação entre os países

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Joá Souza

Publicado em 28/08/2025 às 22:30 / Leia em 3 minutos

Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (28), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, a Temporada França-Brasil 2025, que marca os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A cerimônia contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

O evento inaugural incluiu a abertura de uma exposição do artista beninense radicado na França, cujas obras propõem uma leitura contemporânea sobre história, identidade e memória. A mostra será seguida de uma série de ações culturais em Salvador até o mês de novembro.

“A França é uma grande parceira da Bahia. Estamos investindo em relações duradouras nas áreas de cultura, turismo, economia e inovação tecnológica”, afirmou o governador Jerônimo.

Já o embaixador francês destacou a importância do intercâmbio cultural:

“É um sonho estarmos realizando esse evento preparatório para o fórum de novembro. Trabalhamos com empenho para desenvolver projetos conjuntos que reforçam a importância da Bahia”, declarou Emmanuel Lenain.

Bahia abre temporada Brasil-França com exposição no MAM e celebra 200 anos de relação entre os países

A programação da Temporada França-Brasil contempla exposições, oficinas, lançamentos de livros e fóruns temáticos. A partir desta sexta-feira (29), o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA) também passam a integrar a agenda.

Para o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, a escolha da Bahia como sede do início da temporada internacional é uma demonstração do prestígio da produção artística local:

“A cultura baiana tem a potência de dialogar com o mundo. Essa programação fortalece nossas conexões e amplia horizontes para novos intercâmbios.”

Além da programação cultural, o projeto prevê ações de cooperação em áreas como educação, meio ambiente e turismo. Um dos destaques será um intercâmbio educacional, com 100 jovens franceses visitando a Bahia e 100 baianos viajando para a França.

Segundo o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, a relação estratégica entre Bahia e França também se reflete no setor:

“Franceses operam nosso aeroporto, estão presentes na hotelaria e na gestão do centro de convenções. A ligação com Paris é um canal direto com mais de 180 destinos internacionais”, pontuou.

O diretor-geral do Ipac, Marcelo Lemos, adiantou que outras atividades estão previstas até o fim do ano:

“Vamos ter mais exposições, lançamentos de livros e eventos que vão reforçar a celebração dos 200 anos dessa irmandade entre Brasil e França.”

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia