Delicatessens de bairros nobres de Salvador são autuadas por venda de produtos vencidos

Delicatessens de bairros nobres de Salvador são autuadas por venda de produtos vencidos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 26/07/2025 às 09:36 / Leia em 2 minutos

Quatro delicatessens localizadas em bairros nobres de Salvador foram autuadas nesta sexta-feira (25) por comercializarem produtos fora do prazo de validade. As fiscalizações ocorreram em seis estabelecimentos nos bairros da Federação, Ondina, Graça e Corredor da Vitória. As informações são do g1 Bahia.

De acordo com o delegado Thiago Costa, titular da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), cerca de 50 itens impróprios para consumo foram retirados de circulação, incluindo caixas de leite, queijos, presunto, cream cheese, biscoitos, goiabada e batata chips. Em um dos locais, foram identificadas etiquetas com datas de validade novas coladas sobre as originais.

“Isso mostra tentativa de fraude. Nosso objetivo é proteger a ordem econômica, a saúde e o consumidor”, afirmou o delegado. Segundo ele, a quantidade de produtos vencidos surpreendeu. “Encontramos mais de 15 caixas de leite fora da validade, além de um presunto inteiro com mais de 15 dias de vencido. Um alimento assim pode causar sérios riscos à saúde”, completou.

A operação contou com apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Procon. A Polícia Civil informou que novas vistorias devem ocorrer nos próximos dias em outros bairros da capital.

Os proprietários podem responder criminalmente pela comercialização de produtos inapropriados para o consumo, crime com pena prevista de 1 a 5 anos de prisão. Um inquérito foi instaurado para apurar os casos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia