A Prefeitura de Salvador promoveu a requalificação do gramado e de áreas verdes no entorno do Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais visitados da capital baiana. A ação, que recuperou cerca de 2,4 mil m² de área verde no entorno do Forte de Santo Antônio da Barra, foi realizada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com a Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra).
O trabalho incluiu o plantio de mudas ao longo da balaustrada da Avenida Oceânica, a colocação de novos tutores para a proteção das espécies, além da recuperação do sistema de irrigação. Foram instalados suportes para 32 árvores e plantadas 10 mudas de abricó no trecho entre a Embasa e o Farol.
Além disso, os canteiros sem vegetação estão sendo replantados com espécies adequadas ao ambiente, e os tutores mais robustos buscam evitar danos causados por vento ou vandalismo, orientando o crescimento vertical das árvores.

Entorno do Farol passa por requalificação | Foto: Jefferson Peixoto/PMS
O secretário da Secis, Ivan Euler, destacou que a ação não apenas restaura a paisagem como também beneficia moradores e visitantes. “Quando visitarem o farol, as pessoas vão encontrar essa área ainda mais verde e bonita. Também estamos recuperando o plantio ao longo da Avenida Oceânica até o Porto da Barra. Também estamos instalando tutores, que são equipamentos que sustentam essas plantas, para evitar vandalismo e a ação do vento contra as mudas, proporcionando uma arborização mais efetiva dessa região”, afirmou.
Já o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, ressaltou que a intervenção atende a demandas antigas da comunidade local e compensa impactos causados por grandes eventos. “Temos a preocupação ainda em relação à coleta de lixo, troca das papeleiras, e outras medidas que permanentemente estamos fazendo nessa parceria com a Amabarra, que sempre tem contribuído com sugestões e justas reclamações sobre as ações que a Prefeitura deveria estar fazendo aqui”, disse.
A revitalização também inclui reforço na pintura das balaustradas e melhorias na organização dos equipamentos públicos da área.