Alex Atala, à frente do D.O.M, um dos poucos restaurantes brasileiros com duas estrelas Michelin, estará em Salvador como um dos destaques do Fórum de Biodesign e Sustentabilidade, que acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto. O evento, que propõe diálogos entre arquitetura, ciência, gastronomia e inovação, será realizado na Casa do Comércio e na Casa Rosa, com programação técnica e atividades abertas ao público.
Considerado um dos chefs mais influentes do mundo, Atala vai abordar no fórum a gastronomia como expressão da biodiversidade e do território, tema que atravessa sua trajetória à frente do D.O.M e de projetos voltados à valorização dos ingredientes nativos e saberes tradicionais. Sua participação está marcada para o dia 1º de agosto, às 10h20, com o tema “Sustentabilidade à mesa: a alimentação como elo entre natureza e cultura”.
Sua presença também ecoa sua relação cada vez mais próxima com a Bahia. Em entrevista recente ao Alô Alô Bahia, o chef revelou o desejo de se mudar para o estado. “Acabei comprando uma casinha”, disse, evidenciando seu vínculo com o território baiano, onde seus pais e sua irmã já moram.
Fórum de Biodesign e Sustentabilidade
O Fórum de Biodesign e Sustentabilidade é um evento pioneiro no Brasil e reunirá também nomes como a arquiteta Amanda Ferber (@ArchitectureHunter), o engenheiro florestal Durval de Oliveira Santos, o paisagista Alex Sá, a designer Carla Garcia (Areka’a), entre outros. A proposta é promover uma imersão em práticas regenerativas e soluções conscientes para cidades mais verdes e uma vida em equilíbrio com o meio ambiente.
As atividades técnicas, que acontecem na Casa do Comércio, têm vagas limitadas e exigem inscrição paga pelo site oficial. Já a programação na Casa Rosa, das 16h às 22h, é aberta ao público e conta com feira criativa, exposições, gastronomia e experiências culturais.