A atriz Júlia Almeida publicou nesta sexta-feira (18) uma atualização sobre o estado de saúde de seu pai, o autor de novelas Manoel Carlos, de 92 anos. Em nota, ela informou que ele segue recluso e sob cuidados médicos após apresentar agravamento de sintomas relacionados ao Parkinson.
“Informamos que o autor Manoel Carlos encontra-se sob cuidados médicos, acompanhado de perto por sua esposa, Elisabety, e por sua filha, Julia, junto à equipe de saúde responsável”, diz o comunicado.
Em janeiro deste ano, o autor foi internado em um hospital no Rio de Janeiro e teve uma piora no estado geral de saúde. Segundo comunicado da época, ele apresentava evolução dos sintomas motores e cognitivos da doença. No fim de 2024, passou por uma cirurgia e, desde então, se recupera em casa, com acompanhamento de profissionais de saúde e da família.
Conhecido por novelas como Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Por Amor, Viver a Vida e Em Família, Manoel Carlos se afastou da televisão em 2014 e leva uma vida reservada desde então, em seu apartamento no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio.
Em abril, ele apareceu em uma foto publicada por Júlia, cuidando de uma planta na cobertura onde vive. No texto, a filha escreveu: “As pequenas alegrias — um café sem pressa, uma conversa sincera, a luz entrando pela janela, os cães dormindo perto — me lembram que a abundância não está no volume, mas na presença”.
Em janeiro, Júlia gravou um vídeo para atualizar os fãs sobre a saúde do pai. Ela afirmou que ele enfrenta o Mal de Parkinson, uma doença degenerativa, e que a decisão de manter-se recluso foi dele. “Ele não é uma pessoa de grandes saídas, de falar, de fofoca, sempre foi discreto. E é assim que vou manter. É minha prioridade lidar com isso da maneira mais respeitosa possível”, declarou.