Em Juazeiro, Lula diz que pode se candidatar em 2026 para ‘livrar o Brasil’ da ‘turma’ de Bolsonaro

Em Juazeiro, Lula diz que pode se candidatar em 2026 para ‘livrar o Brasil’ da ‘turma’ de Bolsonaro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Ricardo Stuckert

Publicado em 17/07/2025 às 20:38 / Leia em 2 minutos

Durante visita à cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou publicamente que poderá disputar um novo mandato em 2026, caso considere necessário para impedir o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao poder.

A declaração foi feita em um discurso durante evento do Novo PAC na Orla II da cidade. “Vou completar 80 anos dia 27 de outubro. Ainda está longe da eleição, mas quero dizer para vocês: se for necessário ser candidato para evitar que essa turma do ‘coisa’ [Bolsonaro] volte, pode ficar certo que eu serei candidato para ganhar estas eleições. Nós vamos fortalecer e consolidar a democracia brasileira”, afirmou.

Antes dessa fala, Lula comentou sobre pressões internacionais envolvendo a política brasileira, citando indiretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que enviou uma carta criticando decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e defendendo Bolsonaro.

“Não queremos brigar, mas nós não somos de fugir. O Brasil só tem um dono. O dono chama-se povo brasileiro”, disse Lula.

A manifestação do norte-americano aconteceu dias antes, quando anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando práticas comerciais desleais. No mesmo comunicado, Trump classificou como injusto o tratamento dado a Bolsonaro pela Justiça brasileira.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia