O criador de conteúdo nigeriano Jamal Capable tem chamado atenção das redes sociais ao compartilhar registros de sua passagem pelo Brasil, em especial pela Bahia. Depois de conhecer Salvador, o turista dividiu com seus seguidores as experiências vividas na capital e garantiu que ficou marcado profundamente.
Em vídeos publicados em seu perfil do Instagram, o influenciador aparece explorando pontos turísticos de Salvador e experimentando pratos típicos da culinária local, como abará, acarajé e as tradicionais cocadas vendidas pelas baianas.
O momento que mais emocionou Jamal foi quando ele provou o acarajé, bolinho de feijão frito no azeite de dendê, que imediatamente o fez lembrar de uma iguaria comum na Nigéria, o akará, receita tradicional yorubá.
“Este é o maior choque da minha experiência da minha vida como viajante sendo nigeriano e também yorubá. A última vez que comi isso foi há talvez duas décadas, quando eu era bem pequeno e minha avó fazia akará. Às vezes, a gente simplesmente saía na rua e comprava akará. Eu nem lembro a última vez que comi isso”, disse o rapaz.
Nos comentários das postagens, diversos baianos exaltaram o relato de Jamal e destacaram a potência da cultura negra, que segue sendo preservada há gerações na Bahia. “A Bahia é diferenciada”, disse uma internauta.
Ver essa foto no Instagram