Connie Francis, uma das vozes femininas mais marcantes da música norte-americana nas décadas de 1950 e 1960, morreu aos 87 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais por Ron Roberts, amigo próximo da artista, e compartilhada no perfil oficial da cantora no Facebook.
“É com o coração pesado e extrema tristeza que informo o falecimento da minha querida amiga Connie Francis na noite passada. Eu sei que Connie aprovaria que seus fãs estivessem entre os primeiros a saber desta triste notícia. Mais detalhes serão divulgados posteriormente”, escreveu Roberts na publicação.
Nascida em dezembro de 1937, Francis iniciou sua trajetória musical aos 18 anos. A carreira ganhou impulso com o lançamento de diversos sucessos que alcançaram o topo das paradas. Um dos maiores hits, “Pretty Little Baby”, de 1962, voltou a repercutir recentemente nas redes sociais e reacendeu o interesse do público por sua obra.
A cantora foi a primeira mulher a atingir o primeiro lugar na Billboard, principal ranking musical dos Estados Unidos, e acumulou 15 músicas entre as dez mais tocadas no país. Com mais de 200 milhões de discos vendidos ao longo da carreira, também gravou em outras línguas, como espanhol e italiano, e chegou a regravar a canção brasileira “Deixa isso pra lá”, de Jair Rodrigues.
Entre seus principais sucessos estão “Stupid Cupid”, “Everybody’s Somebody’s Fool” e “My Heart Has a Mind of Its Own”.
De acordo com veículos da imprensa norte-americana, Connie Francis estava internada na Flórida. Em sua última postagem, feita em 4 de julho no Facebook, ela afirmou estar “se sentindo muito melhor depois de uma boa noite” e agradeceu pelas mensagens de apoio: “Obrigado a todos por seus contínuos pensamentos e orações gentis”.
Poucos dias antes, em 2 de julho, a cantora havia comunicado que passava por uma série de exames para investigar fortes dores.
Sucesso recente nas redes sociais
A artista voltou a ganhar destaque nas últimas semanas após a canção “Pretty Little Baby” viralizar no TikTok, acumulando quase 2 milhões de reproduções. Em um vídeo publicado na plataforma, Francis celebrou o alcance inesperado da música: “Meus agradecimentos a todos pela enorme recepção que deram a ‘Pretty Little Baby’. Tenho o prazer de me juntar à comunidade TikTok e compartilhar esse momento com vocês”.
Na gravação, ela mencionou que aquela foi a primeira vez que fez uma dublagem (lip sync) de sua própria voz, após 63 anos. A letra da canção retrata o amor juvenil com versos como: “Você pode perguntar para as flores / Fico sentada por horas / Contando a todos os passarinhos azuis / Aos pombinhos apaixonados / Meu lindo bebê, estou tão apaixonada por você”.
Em uma publicação feita em 26 de junho, Connie afirmou ainda estar surpresa com a repercussão da música e agradeceu nominalmente artistas como Ariana Grande, Taylor Swift, Timothée Chalamet e Kylie Jenner por contribuírem com a popularização da faixa.