Trump pede que Coca-Cola mude receita nos EUA

Trump pede que Coca-Cola mude receita nos EUA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Getty Images

Publicado em 17/07/2025 às 10:03 / Leia em 2 minutos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Coca-Cola concordou em substituir o xarope de milho por açúcar de cana nas bebidas vendidas no país. A declaração foi feita por meio de uma postagem na rede Truth Social, na qual ele agradeceu a executivos da empresa e classificou a medida como “uma boa iniciativa”.

A Coca-Cola, no entanto, não confirmou a alteração, limitando-se a dizer que “mais detalhes sobre novas ofertas inovadoras” serão divulgados em breve.

A iniciativa é parte de uma agenda encabeçada pelo secretário de Saúde de Trump, Robert F. Kennedy Jr., que tem pressionado a indústria alimentícia a eliminar ingredientes como o xarope de milho, óleos de sementes e corantes artificiais.

Segundo ele, esses aditivos estariam relacionados a problemas de saúde da população americana. Atualmente, a fórmula da Coca-Cola nos EUA é diferente da usada em países como Brasil, México, Reino Unido e Austrália, onde se utiliza o açúcar de cana.

A possível mudança, no entanto, gerou forte reação da Associação de Refinadores de Milho. Em nota, o presidente da entidade, John Bode, alertou que a substituição do xarope por açúcar de cana poderia resultar em perdas de empregos, redução da renda agrícola e aumento da importação de açúcar, sem apresentar benefícios nutricionais.

Apesar das críticas, a direção da Coca-Cola já havia sinalizado anteriormente o interesse em reduzir o açúcar em suas bebidas, conforme declarou o CEO James Quincey a investidores em abril.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia