Um incêndio de grandes proporções atingiu um casarão no bairro do Comércio, no Centro de Salvador, na noite da última quarta-feira (16). As chamas começaram por volta das 23h e, segundo informações preliminares, atingiram outros três imóveis. Ninguém ficou ferido.
Na manhã desta quinta-feira (17), equipes do Corpo de Bombeiros seguem atuando no local para conter os focos remanescentes. Ainda não há confirmação oficial sobre as causas do incêndio, mas relatos de moradores indicam que explosões foram ouvidas pouco antes do início das chamas.
Do total de quatro edifícios afetados, dois estavam desativados. O síndico de um dos imóveis atingidos, Juraci Santos, afirmou que os prédios vinham sendo ocupados por pessoas em situação de rua e que o fogo pode ter começado em materiais inflamáveis armazenados no local.
“As pessoas em situação de rua tomaram conta de dois prédios. Todo material que estava dentro desse prédio azul, onde começou o incêndio, foi colocado lá por eles. Eles pularam os tapumes e começaram a usar o prédio para usar drogas e guardar material furtado”, relatou.
Durante a ação das equipes de emergência, parte da estrutura de um dos imóveis desabou. As ruas Conselheiro Dantas e Portugal foram interditadas por segurança e para facilitar o trabalho dos bombeiros. Técnicos da Neoenergia Coelba também estiveram no local e desligaram a energia elétrica em parte da região.
O incêndio aconteceu a poucos metros de pontos turísticos como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda. Alguns trabalhadores relataram que não conseguiram acessar seus edifícios comerciais por conta do risco de novos desabamentos.
Informações iniciais indicam que os prédios desocupados já estavam interditados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). A reportagem do Alô Alô Bahia aguarda retorno oficial da Codesal com mais detalhes sobre a situação estrutural dos imóveis atingidos.