A capital baiana será palco de uma celebração especial da força, da criatividade e do protagonismo feminino com a primeira edição do Circuito Mulheres Negras em Movimento, que começa nesta quinta-feira (17) e segue até o dia 27 de julho, em diversos bairros de Salvador.
O evento tem início na Praça Maria Felipa, no Comércio, a partir das 17h, com participação da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, da secretária da Reparação, Isaura Genoveva, e de outros gestores municipais. A abertura contará com apresentação do grupo Filhas do Som, em parceria com o projeto Periferia do Futuro, além de um pocket show das consagradas Ganhadeiras de Itapuã.
Realizado no âmbito do programa Salvador Capital Afro, o circuito reunirá mais de 100 artistas em uma agenda descentralizada, passando por bairros como Cajazeiras, Bonfim, Ribeira, Subúrbio, Novo Horizonte e Águas Claras. A iniciativa integra as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho – mesma data em que se homenageia Tereza de Benguela e se celebra o Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador.
“A proposta é dar visibilidade às histórias e experiências de mulheres que, historicamente, foram silenciadas. Vamos celebrar suas conquistas, refletir sobre os desafios e continuar construindo iniciativas de equidade”, afirmou Ana Paula Matos.
A programação inclui shows, rodas de conversa, feiras, exibição de filmes, gastronomia e oficinas, todas protagonizadas por mulheres negras – artistas, empreendedoras e lideranças culturais.
O encerramento, no dia 27, promete uma grande ocupação cultural novamente na Praça Maria Felipa, com Feira de Empreendedoras Negras, Encontro de Tambores Negros, espaço de bem-estar, atividades infantis, aula de dança e um show especial com Larissa Luz e convidadas.
Outros espaços icônicos da cidade também entram na rota do circuito, como a Casa das Histórias de Salvador, o Terminal Náutico, o Mercado Modelo, a Cidade da Música da Bahia e o Arquivo Público Municipal.
A programação completa está disponível no site: www.salvadordabahia.com.