O maior fragmento de Marte já descoberto na Terra será leiloado nesta quinta-feira (17), em Nova York, pela casa Sotheby’s.
A peça, batizada de NWA 16788, pesa 25 kg e pode alcançar o valor de US$ 4 milhões (cerca de R$ 22 milhões na cotação atual).
O meteorito teria sido lançado da superfície marciana após o impacto de um asteroide, percorreu aproximadamente 225 milhões de quilômetros pelo espaço e caiu no deserto do Saara, sendo encontrado em novembro de 2023, no Níger.
Com 37,5 cm de comprimento, 27,9 cm de largura e 15,2 cm de altura, o fragmento é cerca de 70% maior que o segundo maior pedaço de Marte já registrado e representa quase 7% de todo o material marciano conhecido na Terra.
De acordo com especialistas, análises laboratoriais revelaram que a rocha é uma “shergotita olivina-microgabroica”, um tipo de material originado do resfriamento lento do magma marciano, o que dá pistas sobre a atividade geológica do planeta vermelho.
O meteorito já foi exibido na Agência Espacial Italiana, em Roma, e agora pode se tornar parte da coleção de algum comprador interessado em peças raras de origem extraterrestre.