Baiano que aprendeu trombone na igreja é aprovado em mestrado nos Estados Unidos

Baiano que aprendeu trombone na igreja é aprovado em mestrado nos Estados Unidos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 15/07/2025 às 13:25 / Leia em 2 minutos

Harnefer Oliveira, natural de Eunápolis, também será professor auxiliar na Universidade de Ohio

O músico baiano Harnefer Oliveira, natural de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, acaba de ser aprovado no mestrado em performance musical da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. O trombonista, que deu os primeiros passos na música ainda criança, começou a tocar trombone na igreja que frequentava.

“Quando penso que vou fazer isso em outro país, também penso que vou voltar e contribuir com a sociedade através da arte, que eu sinto que tem um grau de importância enorme”, afirmou Harnefer em entrevista ao g1 Bahia.

A trajetória musical teve início com aulas de violão na infância. Aos 12 anos, apaixonou-se pelo trombone e seguiu estudando o instrumento por conta própria e em projetos locais. Em 2020, mudou-se para Salvador, onde passou a integrar o curso de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

A candidatura para o mestrado foi feita em 2024 e incluiu teste de proficiência em inglês, performance musical com o trombone e uma entrevista. Além de conquistar a vaga, Harnefer ainda foi selecionado para atuar como professor auxiliar de trombone na instituição americana.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia