Turismo na Bahia cresce 8,9% no primeiro trimestre de 2025 e supera a média nacional

Turismo na Bahia cresce 8,9% no primeiro trimestre de 2025 e supera a média nacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

GOVBA

Publicado em 14/07/2025 às 17:18 / Leia em 3 minutos

A atividade turística na Bahia apresentou crescimento de 8,9% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho colocou o estado na quinta posição entre as unidades federativas e superou a média nacional, que teve alta de 5,4%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, e integram o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (14) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado.

Entre os destaques do boletim está o aumento no fluxo de passageiros nos principais aeroportos baianos, em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, que registraram juntos crescimento de 4% no número de embarques e desembarques (voos nacionais e internacionais), totalizando cerca de 2,9 milhões de pessoas. O avanço foi puxado principalmente pelos terminais de Porto Seguro (+8,6%) e Salvador (+6,4%).

Nas rodovias, as três concessionárias que operam no estado contabilizaram aumento de 3,5% na movimentação de veículos nos pedágios, com mais de 692 mil veículos a mais em relação ao mesmo trimestre de 2024. No total, mais de 20 milhões de veículos circularam pelas rodovias baianas no período.

A ocupação hoteleira também apresentou resultados positivos. Segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 70,3% no primeiro trimestre, superando os 69% do mesmo período de 2024. Esse é o terceiro melhor desempenho da série histórica iniciada em 2014, com um avanço de 1,3 ponto percentual.

Na arrecadação de ICMS, o estado somou mais de R$ 1,5 bilhão em receitas vinculadas às Atividades Características do Turismo (ACTs) no primeiro trimestre de 2025. O valor representa uma expansão nominal de 20,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo crescimento em quase 72% das atividades analisadas.

A movimentação intensa no setor foi favorecida pelo Carnaval de Salvador, além de festas populares e religiosas realizadas em diversos municípios. Os cruzeiros marítimos da temporada 2024/2025 também colaboraram para atrair mais visitantes, especialmente para a capital baiana.

Para o segundo trimestre, a expectativa é de manutenção do ritmo de crescimento, com impulso dos festejos juninos e outros grandes eventos. Segundo sondagens da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor de Serviços deve continuar em trajetória de aceleração, o que reforça a previsão de um novo trimestre positivo para o turismo baiano.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia