Grupo de idosos caminha 420 km até Bom Jesus da Lapa em peregrinação de fé

Grupo de idosos caminha 420 km até Bom Jesus da Lapa em peregrinação de fé

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do g1

Acervo pessoal

Publicado em 14/07/2025 às 08:41 / Leia em 2 minutos

Um grupo de idosos baianos concluiu, neste domingo (13), uma peregrinação de 420 km a pé, entre Vitória da Conquista e o Santuário de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A jornada, iniciada em 28 de junho, durou 16 dias e já se tornou tradição para os participantes, que percorrem o trajeto anualmente desde 2022.

A caminhada, batizada de “O Caminho do Bom Jesus”, é dividida em 16 trechos, com etapas que variam de 25 a 30 km por dia, principalmente por zonas rurais. A infraestrutura das cidades ao longo do percurso influencia o tamanho de cada etapa. Um carro de apoio acompanha o grupo, levando mochilas e colchonetes.

Viagem a pé durou 16 dias | Foto: Acervo pessoal

“Começou com um grupo de amigos, que traçaram esse caminho em uma planilha. Em 2019, nós tivemos a ideia de criar um oficial. Nós fomos conhecer, de carro, primeiramente, marcando esse caminho”, contou o aposentado Antônio Carlos Ferreira, um dos organizadores, ao g1.

Além da devoção, a experiência é marcada por reencontros. A cada ano, amigos feitos em edições anteriores são reencontrados, em uma mistura de fé, amizade e superação, e novatos vão chegando, como o empresário Alexandrino Salazar, que destacou o impacto da vivência. “Eu fiz várias viagens, mas, igual a essa, não. Vai ser surpreendente para mim, satisfatória”, afirmou.

Romaria se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia | Foto: Alex Raffaelli

O grupo permanece em Bom Jesus da Lapa até terça-feira (15), acompanhando a movimentação em torno da Romaria do Bom Jesus da Lapa, a terceira maior do Brasil, que ocorre de 29 de julho a 6 de agosto e reúne milhares de devotos.

Reconhecida em 2023 como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a romaria tem mais de três séculos de história. A tradição começou em 1691, com o religioso português Francisco de Mendonça Mar, que levou uma imagem do Senhor Bom Jesus até a gruta onde hoje fica o santuário. Desde então, a fé move milhares de pessoas, como esse grupo de idosos que transforma cada passo em devoção.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia