Uma menina de 11 anos morreu após cair do alto do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (10). A criança foi identificada como Bianca Zanella, turista de Curitiba (PR), que visitava o local com os pais.
Segundo o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, em entrevista à Rádio Gaúcha, a família estava no mirante, ponto mais alto do cânion, quando o acidente aconteceu. “Quando eles se deslocavam para sentar em um banco, ela teria saído correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes”. No local, não há nenhuma cerca de proteção.
De acordo com os bombeiros de Canela, a queda ocorreu “na parte central e meio do penhasco”, onde não há vegetação. Os Bombeiros Voluntários de Cambará também apoiaram nas buscas.
Resgate
O trabalho de resgate do corpo de Bianca durou cerca de 10 horas e envolveu forças de segurança de três cidades. Equipes da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio da aviação da BM, foram mobilizadas para a operação.
Com o auxílio de um drone, o corpo foi localizado às 17h30, a aproximadamente 70 metros do ponto da queda. Devido às condições climáticas e à dificuldade de acesso, foi necessário fazer o resgate por rapel. Os bombeiros chegaram até Bianca por volta das 23h e constataram a morte.

Vista do Cânion Fortaleza | Foto: Corpo de Bombeiros
Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), “os bombeiros desceram de rapel durante a noite em condições muito difíceis”.
Em publicação nas redes sociais, ele lamentou o ocorrido: “Se entregaram totalmente, como é a característica deles, na missão que cumprem, para poder resgatar a Bianca e, infelizmente, a encontraram sem vida, e fazem com todo o cuidado, todo o respeito, a remoção do corpo dela para esse momento difícil para a família”, disse.
O corpo foi retirado do local e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). O caso agora está sob responsabilidade da Polícia Civil e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O local do acidente
O Cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul, e é um dos principais atrativos turísticos da região. Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o cânion é formado por paredes que lembram muralhas, segundo a prefeitura.
O acesso ao mirante é feito pela rodovia CS-012, no km 22. A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, anunciou que o local será fechado nesta sexta-feira (11) em sinal de luto e respeito.