A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado revelou, nesta terça-feira (8), os filmes selecionados para suas mostras competitivas. O evento será realizado entre os dias 13 e 23 de agosto, com abertura oficial em 15 de agosto, quando será exibido “O Último Azul”, novo longa de Gabriel Mascaro estrelado por Denise Weinberg e Rodrigo Santoro. O filme venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim e estreia no Brasil em 28 de agosto.
Ver essa foto no Instagram
Mostra competitiva de longas brasileiros
A curadoria desta edição é assinada pelo ator Caio Blat, a atriz Camila Morgado e o crítico Marcos Santuario. Seis títulos concorrem ao Kikito, principal prêmio do festival:
-
A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), de Rafaela Camelo
-
Cinco Tipos de Medo (MT), de Bruno Bini
-
Nó (PR), de Laís Melo
-
Papagaios (RJ), de Douglas Soares
-
Querido Mundo (RJ), de Miguel Falabella
-
Sonhar com Leões (SP), de Paolo Marinou-Blanco
“Nosso foco foi contemplar a variedade de temas e narrativas, mesclando nomes consagrados com novas promessas. Espero que o público se deslumbre com a força do nosso cinema”, afirmou Caio Blat.
Prêmio Assembleia Legislativa (“Gauchão”)
O famoso “Gauchão”, como é conhecido o Prêmio Assembleia Legislativa, celebra o melhor do curta-metragem produzido no Rio Grande do Sul. As exibições ocorrem nos dias 16 e 17 de agosto, e a cerimônia de premiação será no dia 17, às 20h, no Palácio dos Festivais.
Foram selecionados 18 curtas-metragens de diferentes cidades do estado, como Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Uruguaiana. Entre os títulos estão:
-
Bom Dia, Maika!, de Eddy Ramos
-
O Correspondente, de Thali Bartikoski e Bruno Barcelos
-
E Depois de Fevereiro, de Crystom Afronário
-
Fuá — O Sonho, de Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff
-
Imigrante/Habitante, de Cassio Tolpolar
-
Perro!, de Aleksia Dias e João Pedro Fiuza
-
Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte, de Mirian Fichtner
-
Trapo, de João Chimendes