A CASACOR Bahia 2025 abriu suas portas neste domingo (6), ocupando o antigo convento e Colégio Nossa Senhora das Mercês, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. Um dos espaços mais aguardados da mostra é o restaurante funcional, assinado pelo arquiteto David Bastos e que será comandado pela equipe do chef Vini Figueira.
Em entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia, Felipe Bastos, sobrinho de David e responsável pela gestão do projeto, contou detalhes sobre os bastidores da transformação do antigo refeitório das freiras em um ambiente moderno, sem perder o respeito à história do local, fundado em 1735.
“O uso é similar, pois era um refeitório, mas a gente teve que ocupar o espaço de uma maneira diferente em relação ao layout do que elas tinham aqui. E aí a arquitetura vai tomando forma, né? Porque a gente vai desenhando, vai vendo o que cabe, vai vendo o que é viabilizado e o projeto vai tomando forma”, disse.

Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia
Entre os desafios enfrentados pela equipe, Felipe destaca a instalação de lustres de 158 quilos, que exigiu soluções criativas diante da estrutura centenária. Como o refeitório possuía um assoalho de madeira, a sustentação dos itens exigiu um cuidado técnico extra.
“Tivemos que criar suportes metálicos que desenhamos especialmente no escritório para fixar em várias vigas. Então nós distribuímos esse peso ao longo do assoalho e esses lustres ficaram fixados nesse suporte. As vigas de madeira por si só não conseguiriam suportar esses lustres ou senão ficaria arriscado a gente trabalhar com isso”, explicou.
A mostra será aberta ao público a partir desta terça-feira (8) e segue até o dia 7 de setembro, de terça a domingo, das 15h às 22h. Os ingressos custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia) e podem ser adquiridos clicando aqui.

Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia