O nascimento de Elisabeth, nesta sexta-feira (4), no Hospital Santo Amaro, em Salvador, foi marcado por uma experiência rara e emocionante. O pai da bebê, Tiago Anselmo Pereira Maciel, que é deficiente visual, acompanhou todos os momentos do parto por meio de uma narração sensorial conduzida pelo médico obstetra José Tavares.
A filha é a primeira criança do casal, e o momento foi registrado em vídeo, disponibilizado pela equipe da unidade de saúde ao Alô Alô Bahia.
Ver essa foto no Instagram
Durante o pré-natal, o médico soube que Tiago havia perdido a visão devido a um glaucoma. Para tornar o momento mais acessível e significativo, decidiu narrar em detalhes o procedimento: da dilatação aos movimentos da equipe, até o nascimento.
O obstetra decidiu adaptar o ambiente do parto para torná-lo acessível. “Narramos com detalhes os sinais da dilatação, os movimentos da equipe, a posição do bebê, até o momento do nascimento”, contou José.
A experiência foi além da audição. Com o auxílio do obstetra, Tiago também participou ativamente do parto ao cortar o cordão umbilical da filha.

Momento em que o cordão umbilical foi cortado por Tiago com o auxílio do médico — Foto: Fundação José Silveira
Emocionado, o pai descreveu a experiência como única: “Foi incrível a experiência, principalmente porque é tudo sensorial, né? O Dr. José inovou. A Elisabeth não é muito chorona, não, ela é bem calminha. A gente se emocionou, foi lindo, foi maravilhoso. Ela nasceu com saúde, o que é mais importante, 100%. Fez o teste do olhinho, da linguinha… foi tudo top, tudo maravilhoso”.
O parto aconteceu no centro obstétrico da Fundação José Silveira, no bairro da Federação. Mãe e filha passam bem e devem receber alta nos próximos dias.