Bahia lidera em investimentos federais no Nordeste; saiba detalhes

Bahia lidera em investimentos federais no Nordeste; saiba detalhes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 02/07/2025 às 12:08 / Leia em 2 minutos

A Bahia recebeu, em 2024, o maior volume de recursos federais entre os estados do Nordeste. Ao todo, R$ 63,5 bilhões foram transferidos a prefeituras, cidadãos e ao governo estadual por meio de repasses constitucionais, legais e discricionários.

O montante representa um aumento de 28% em relação a 2022.

Os investimentos impactam diretamente áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego e renda. O destaque fica para o Novo PAC, que prevê R$ 105 bilhões em obras e serviços até 2030, com 2,2 mil empreendimentos programados na Bahia, o maior volume do Nordeste. Desses, 377 já foram concluídos.

Na área da educação, o estado foi contemplado com a criação de oito novos campi dos Institutos Federais (IFs). As unidades serão instaladas em Salvador, Itabuna, Macaúbas, Poções, Remanso, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa e Santo Estêvão.

Essas cidades somam quase 3 milhões de habitantes e passam a integrar a rede de 39 unidades federais já existentes na Bahia, voltadas à educação profissional, tecnológica e superior.

O avanço dos investimentos também se reflete em indicadores econômicos. Em 2024, a renda mensal domiciliar per capita na Bahia teve um crescimento de 23,5% em relação a 2022 — o maior aumento já registrado. Já a taxa de desemprego caiu 3,6% no mesmo período, segundo dados do quarto trimestre de 2024.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia