As ruas de Salvador ganharam cor, música e celebração, nesta quarta-feira (2), durante os tradicionais festejos do 2 de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia.
A programação oficial começou logo cedo, às 6h, com a alvorada e queima de fogos no Largo da Lapinha, dando início a uma das mais importantes manifestações cívicas do estado.
Às 8h, foram realizadas cerimônias com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla estrearam o cortejo cívico-cultural, acompanhados por fanfarras, filarmônicas, grupos populares e representantes da sociedade civil.
Com o tema “Eu sou o 2 de Julho”, a edição de 2025 ressalta o papel do povo baiano na consolidação da independência brasileira.
Um dos momentos mais simbólicos do desfile foi a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou do cortejo ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), da primeira-dama Janja Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Também estiveram presentes o vice-governador Geraldo Júnior, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o ex-prefeito ACM Neto, e os senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT), entre outras autoridades.
A celebração segue ao longo do dia e continuará nos próximos dias com programação até 13 de julho, incluindo desfiles, shows, homenagens e atividades culturais por diversos pontos da cidade.
Confira fotos dos festejos 2 de Julho: