A Lista Forbes 50 over 50 celebra grandes personagens brasileiros que, aos 50 anos ou mais, continuam inspirando e contribuindo significativamente para a sociedade e o mercado em diversas áreas. O objetivo da lista, que acaba de ser divulgada pela própria Forbes, é destacar a maturidade, a experiência e a reinvenção dessa geração, reconhecendo sua crescente importância na economia, na cultura e no consumo.
Entre essas figuras de destaque está Mônica Sampaio, natural de São Félix, no Recôncavo Baiano, que tem uma trajetória marcada por coragem, pioneirismo e transformação. Formada em engenharia elétrica, Mônica enfrentou barreiras de machismo e racismo ao longo da carreira até se tornar uma das primeiras mulheres negras a integrar a equipe de engenharia da Varig. Posteriormente, assumiu o comando do departamento de engenharia do Exército Brasileiro — uma conquista inédita.
Aos 45 anos, Mônica decidiu reinventar sua carreira ao transformar sua paixão pela moda em profissão. Fundou, em 2017, a marca Santa Resistência, que rapidamente ganhou destaque no cenário afroempreendedor. No ano seguinte, foi selecionada para o edital Sebrae Moda Afro, programa dedicado a fortalecer o empreendedorismo negro.

Mônica Sampaio
Em 2019, ela cofundou o Afrocriadores (atual FabrikAfro), o primeiro coletivo de moda preta do Rio de Janeiro, com loja física em Ipanema. A Santa Resistência estreou no prestigiado São Paulo Fashion Week em 2021, e após três edições, integrou oficialmente o line-up do evento, marcando seu espaço na moda nacional.
Hoje, aos 56 anos, Mônica Sampaio é exemplo vivo da força e da importância da geração prateada, que continua abrindo caminhos, inspirando e deixando sua marca na história do Brasil.
Para conferir a lista completa, clique aqui.