Um grupo de idosos baianos partiu, na manhã deste sábado (28), em uma caminhada de fé com destino ao tradicional Santuário de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A jornada começa em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e percorre impressionantes 420 km até o destino final — um dos mais importantes centros de peregrinação religiosa do Brasil.
Batizado de “O Caminho do Bom Jesus”, o trajeto foi idealizado por um grupo de amigos que, em 2019, decidiu transformar sua devoção em um percurso oficial. A primeira edição da caminhada foi realizada em 2022, após estudos detalhados do caminho. Hoje, a peregrinação reúne romeiros que, ao longo de 16 dias, percorrem de 25 a 30 km diários, principalmente por zonas rurais.
“Começou com um grupo de amigos que traçaram esse caminho em uma planilha. Em 2019, nós fomos de carro conhecer o trajeto e marcamos o caminho. A primeira caminhada oficial foi em 2022”, contou o aposentado Antônio Carlos Ferreira, um dos idealizadores da jornada.
Os caminhantes contam com o apoio de um carro de suporte, que transporta mochilas, colchonetes e itens de descanso. Algumas etapas são mais longas, devido à ausência de hospedagens no caminho, exigindo maior resistência física dos participantes.
A preparação começa meses antes, com caminhadas diárias e fortalecimento físico. “Quando você começa, o corpo sente no primeiro dia. Mas no segundo, já começa a se adaptar. Quando chega no quinto ou sexto dia, a gente já não sente mais nada”, relatou a aposentada Gislane Tavares.
Além da fé, a caminhada também se torna um reencontro com amigos feitos ao longo das edições anteriores, promovendo momentos de acolhimento, troca e espiritualidade por onde passam.
O destino final dos romeiros, o Santuário do Bom Jesus da Lapa, recebe milhares de devotos todos os anos, com destaque para o período entre 29 de julho e 6 de agosto, quando acontece a Romaria do Bom Jesus — considerada a terceira maior do país.