O Papa Francisco nomeou dom Dorival Souza Barreto Júnior como novo bispo da Diocese de Januária, em Minas Gerais. Até então, ele exercia a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e era titular da Sé de Tindari.
Natural de Jequié (BA), dom Dorival nasceu em 10 de abril de 1964. É graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador e em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Também possui Licenciatura em Liturgia pelo Pontifício Ateneu de Santo Anselmo e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, ambas em Roma.
Foi ordenado sacerdote em 10 de março de 1988, incardinado na Arquidiocese de Montes Claros (MG). Atuou como vigário, administrador e pároco em diversas paróquias, além de ter ocupado funções administrativas e acadêmicas, como chanceler da Cúria, tesoureiro, membro de conselhos e professor de seminários.
Dom Dorival foi nomeado bispo em 4 de novembro de 2020 e recebeu a ordenação episcopal em 3 de janeiro de 2021.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é secretário do Regional Nordeste 3 e integra a Comissão Episcopal para a Liturgia.