Quem vai curtir os seis dias de festa no Parque de Exposições, em Salvador, entre os dias 18 e 24 de junho, poderá contar com o metrô funcionando sem parar durante todo o período. A CCR Metrô Bahia anunciou uma operação especial, com funcionamento ininterrupto, para atender quem vai aproveitar os festejos juninos.
O sistema começará a operar às 5h da quarta-feira (18) e só será encerrado às 23h59 da terça-feira (24). Durante o dia, o funcionamento será normal, mas, na madrugada, entre meia-noite e 5h, o embarque estará disponível apenas nas estações Acesso Norte e Mussurunga.
As demais permanecerão abertas exclusivamente para desembarque, com exceção da Estação CAB, que não funcionará nesse horário.
Além do metrô, os terminais de ônibus Acesso Norte e Pirajá, na Linha 1, e Mussurunga, na Linha 2, também estarão operando 24 horas. O Terminal de Águas Claras terá ônibus circulando de acordo com a demanda, saindo do Terminal de Pirajá e realizando parada no local.
Para dar conta do aumento no fluxo de passageiros, a operação contará com reforço de agentes de atendimento e segurança, além de aumento no número de viagens conforme a movimentação.
O monitoramento será feito com o apoio da Polícia Militar e pelo sistema eletrônico do metrô, que possui mais de 2 mil câmeras distribuídas entre trens, estações, passarelas e terminais. Parte dos agentes também utilizará câmeras corporais com áudio, que estarão acopladas aos uniformes; são 220 unidades em operação.
O sistema é integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) e às Salas de Supervisão Operacional (SSO) de cada estação, garantindo acompanhamento em tempo real de toda a movimentação.
Para quem quer evitar filas, a CCR lembra que é possível pagar a tarifa, que custa R$ 4,10, diretamente nas catracas. O acesso é liberado por meio de cartões de crédito, débito, celulares com NFC, smartwatches, pulseiras de pagamento ou QR Codes gerados no aplicativo RecargaPay. Basta aproximar o dispositivo da leitora, esperar o sinal verde e seguir viagem.