O Papa Leão XIV marcou a nova data de canonização de Carlo Acutis, primeiro santo católico da geração millennial. O evento, que estava previsto para o dia 27 de abril e foi adiado por conta do falecimento do Papa Francisco, será realizado em 7 de setembro.
Conhecido como “padroeiro da internet”, Carlo Acutis tornou-se popular na internet ao utilizar ferramentas tecnológicas para espalhar a fé católica online e foi beatificado em 2020. Ele faleceu em 2006, aos 15 anos, em decorrência de uma leucemia.
A canonização do jovem ítalo-britânico só foi possível após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão. O primeiro aconteceu no Brasil, em 2013, e envolveu a cura inexplicável de uma criança de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que sofria de uma doença rara no pâncreas. A segunda cura atribuída a Acutis foi de uma jovem da Costa Rica, que sofreu um traumatismo craniano grave em 2022.
Carlo Acutis será o primeiro millennial a ser canonizado pela Igreja Católica. A imagem do beato é remetido a forma como ele foi sepultado em Assis, na Itália, usando calça jeans, tênis Nike e uma camisa esportiva. Seu túmulo, inclusive, virou ponto de peregrinação entre fieis de todo o mundo.