O fim de semana em Salvador segue repleto de opções gratuitas, antecipando os 475 anos da cidade. Tem Márcia Castro, Babado Novo e Lincoln. Outros projetos também chegam como opções gratuitas, reunindo nomes como Armandinho, Àttooxxá, Filhos de Ghandy, Lenine, Chico César e Larissa Luz, sem falar em grandes shows comemorativos, como os de Fábio Jr. e Paula Toller. Programe-se e viva a cidade!
* Sexta-feira, 22 de março:
O Olodum, ainda celebrando 45 anos de história, leva o seu samba-reggae para o palco da Concha Negra, na quarta noite do projeto, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 18h30. A banda convidou a cantora Majur e o cantor Pierre Onassis para o evento, que terá ainda performance de abertura do Slam das Minas. O repertório terá novas canções e também os grandes sucessos que consagraram o grupo, como “Faraó”, “Avisa Lá”, “Rosa”, “Deusa do Amor”, “Protesto Olodum” e “Vem Meu Amor”. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O Festival Boca de Brasa segue até sábado (23) com a programação de sua sétima edição, agora como Movimento Boca de Brasa. O projeto destaca a diversidade, a riqueza cultural e as vozes e talentos das periferias de Salvador. Ao todo, são mais de 50 horas de programação gratuita, com direito a painéis com as participações de personalidades como MV Bill e Jorge Washington; mostra audiovisual e shows musicais de Àttooxxá e Di Cerqueira. As ações acontecem no Quarteirão das Artes, em frente à Praça Castro Alves, no Centro Histórico, onde ficam o Espaço Cultural da Barroquinha, o Pátio Iyá Nassô, o Espaço Boca de Brasa Centro, a Sala Multiuso Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer, o Teatro Gregório de Mattos, o Cine Glauber Rocha e a Ladeira do Couro. Confira a programação completa aqui.
Dentro da programação dos 475 anos de Salvador, Márcia Castro e DJ Belle são atrações, a partir das 16h30, na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho. O evento terá gravação do audiovisual do projeto Roda de Samba Reggae, no qual a cantora homenageia o o ritmo, uma das batidas que compõem os pilares da cultura musical da Bahia, e Neguinho do Samba. No setlist, estão sucessos carimbados dos anos 80 e obras musicais do Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza do Reggae, Banda Mel e Banda Reflexu’s.
Até sábado (23) acontece a 2ª edição do Festival Vermelho, com o tema “Cultivando a Democracia”, no Santo Antônio Além do Carmo. No primeiro dia, os Filhos de Ghandy saem em cortejo da Igreja Boqueirão até a Chácara Baluarte, onde os shows acontecem. Às 19h, Armandinho sobe ao palco, seguido de Juliana Ribeiro e Tonho Matéria. No segundo dia, a partir das 19h, os cantores Lenine, Chico César e Bia Tuxá, com DJ Chiquinho, se apresentam. A programação completa, que contará com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes, pode ser conferida no @festival.vermelho.
Até 30 de março, o Shopping Center Lapa faz a alegria dos pequenos com o parque temático “O Fantástico Mundo Doce”, na Praça de Eventos, com tobogã, circuito animado, pula-pula, escorregador e piscina de bolinha. Os tickets podem ser adquiridos no próprio stand e são válidos por 25 minutos. A atração funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 20h30, e aos sábados, das 8h30 às 19h30.
Até domingo (24), o Festival Maré de Março ocupa ruas e espaços culturais alternativos de Salvador . A programação é composta por 10 espetáculos, sendo três convidados e sete escolhidos por meio de chamada pública. A ideia é reunir espetáculos que se apropriam dos espaços públicos, numa relação direta com a rua e com a cidade, assim como em espaços adaptados, como casarões, museus ou bibliotecas, nunca num teatro convencional. A programação completa pode ser conferida no site oficial.
A exposição “Reverberações – Refletindo a Impressão da Memória Africana”, do artista nigeriano Mudi Yahaya, segue em cartaz, de terça a domingo, das 10h às 17h, no Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico. A mostra traz uma profunda reflexão sobre as interseções culturais entre o Brasil e o continente africano e, até sábado (23), traz uma série de rodas de conversa que enriquece ainda mais a experiência proposta pela exposição. Confira a programação aqui. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.
Pra quem já está em clima de São João, o trio Baião de 3 leva o som da sanfona, às 19 horas, ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. A entrada é gratuita.
* Sábado, 23 de março:
O aniversário da cidade segue sendo comemorado, a partir de 16h30, na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho. Desta vez, os shows são de Nêssa e Duda Diamba e DJ Belle segue animando o público, que poderá ainda curtir a participação do grupo Sambaiana como convidado. A partir das 17h, já na Praça do Campo Grande, acontece o “Bailes da Cidade”, com a Orquestra de Câmara de Salvador, com regência do maestro Ângelo Rafael, a Orquestra Zeca Freitas e a Orquestra Paulo Primo. Já às 18h, no Food Park Salvador, na Boca do Rio, se apresentam Lincoln, DJ Xirita e Vanessa Borges.
Também de graça, às 20h, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, o cantor e compositor Gerônimo Santana, ícone da música baiana, fará mais um ensaio musical. A apresentação especial faz parte do Projeto “Gerônimo no Pelô” e promete ser uma espécie de despedida do Verão na capital baiana.
Fábio Jr. estreia a turnê “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos”, em comemoração aos seus 70 anos de idade. A trajetória do artista é o fio condutor da narrativa do novo projeto, que vai abordar de forma única sua carreira de cantor, compositor, ator e apresentador, às 22h, no Armazém Convention, no Parque Shopping Bahia. O show é dividido em blocos, cada um com um tema específico, passeando pelas suas diferentes facetas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A banda Lagum desembarca na capital baiana para a segunda fase da turnê do seu mais novo álbum, “Depois do Fim”. O grupo se apresenta às 21h, no Centro de Convenções Salvador. No show, o grupo transita por sucessos da carreira e por músicas do álbum que foi divulgado no ano passado. Os ingressos estão à venda no OutGo.
Segue em cartaz na CAIXA Cultural a peça “Eu Amarelo: Carolina Maria de Jesus”. Sob direção de Isaac Bernat, o espetáculo é baseado na obra “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, best seller da maior escritora negra do país no século XX, e mergulha na vida da renomada escritora negra Carolina Maria de Jesus, ex-catadora de papel que se transformou na maior escritora negra do Brasil no século XX. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla. Saiba mais aqui.
* Domingo, 24 de março:
A banda Babado Novo, liderada pela cantora Mari Antunes, se apresenta no Parque da Cidade, na “Lavagem do Parque”, dentro das comemorações aos 475 anos de Salvador, com Marcia Freire, Pierre Onassis e Guga Meyra & Duas Medidas como convidados. O evento conta ainda com fanfarras, feira de arte, cultura e gastronomia e uma lavagem especial para as crianças, com Tio Paulinho. A programação gratuita começará às 8h da manhã. A partir das 11h, na Orla do Parque dos Ventos, o grupo Mudei de Nome leva seu prançhão para animar o público. Na Praça do Campo Grande, Roberta Campos convida Beto Guedes para cantarem juntos a partir das 17h. Por lá, se apresentam ainda a Orquestra Sérgio Benutti e a Orquestra Fred Dantas. Já a Banda Jammil se apresenta a partir das 17h30, na Ponta do Humaitá, em Monte Serrat.
Também de graça, a cantora e compositora Larissa Luz faz show no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, a partir das 17 horas. A apresentação terá participação de Vandal. Segundo a artista, é a oportunidade de “matar saudade de um carnaval caliente e plantar semente do que virá pela frente”.
Paula Toller chega a Salvador para apresentação da turnê “Amorosa”, que celebra seus 40 anos de carreira. No show, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 19h, a cantora relembra sucessos da carreira solo e dos anos à frente da banda Kid Abelha. No repertório, estão também músicas de outros artistas que ela já gravou e músicas que andam juntas com as que ela compôs com seus parceiros. Os ingressos estão à venda no site Eventim.